Um dia, de repente, as coisas mudam. A distância passa a ser menos suportável, os horários ficam menos toleráveis e a rotina, antes tão fácil de lidar, deixa a desejar. Não apenas por isso, mas também por isso, profissionais das mais diversas áreas têm empreendido como freelancers, dispondo de uma série de ferramentas para auxiliá-los nesse modelo de trabalho em expansão.

Para atuar de qualquer lugar, a qualquer hora, o profissional freelancer encontra, na praticidade tecnológica, múltiplas formas de organizar a agenda, manter o controle das produções e estar sempre ao alcance dos clientes. Por conta disso, selecionamos os dez melhores aplicativos para freelancers. Confira e se inspire nos benefícios que eles podem trazer à sua rotina!

Apps que fazem a diferença

Diariamente, somos bombardeados com novos aplicativos — e novas versões dos já habituais produtos presentes no dia a dia do freelancer — que prometem revolucionar a forma de lidar com o trabalho. A seguir, indicamos os que cumprem, com efeito, o prometido. São eles:

1. Dropbox

Esse serviço de sincronização e armazenamento é ótimo para quem lida com arquivos de grande capacidade. É possível contratar a versão básica e gratuita do aplicativo (que conta com 2 GB de espaço na nuvem) ou a partir de planos pagos, de acordo com a sua necessidade. Disponível para download, no computador, ou para os sistemas Android, iOS e BlackBerry.

2. Evernote

Com o Evernote é possível criar notas e salvar áudios e imagens nos documentos, deixando-os sempre à disposição. Assim, deixa de ser necessário o pendrive para lá e para cá com seus principais arquivos. Outro diferencial é a maneira de organização dos itens, facilitando a procura de cada um deles. Possui versões gratuita e paga, disponível para PC, Mac Android e iOS.

3. Free Conference Call

Alternativa ao Skype, esse aplicativo organiza uma conferência via smartphone, tornando o momento de se reunir com clientes e parceiros muito mais ágil e eficiente. O Free Conference Call ainda permite que as conversas sejam gravadas, para que nenhum detalhe acertado seja perdido após o término da reunião.

4. Paymo

Uma das dúvidas mais cruéis do freelancer diz respeito ao valor cobrado por projeto. Com o Paymo, o famoso aplicativo ajuda a medir o “time tracking” de cada trabalho, o que permite ao profissional encontrar o valor ideal para cada produção. O aplicativo está disponível em versões paga e gratuita.

5. Pocket

As similaridades com o Evernote param na eficácia em organizar as anotações que você cria e usa no dia a dia, pois o Pocket tem a capacidade de anotar não apenas o que você lê, mas o que vê e ouve também. Com ele instalado, existem atalhos práticos que armazenam a informação no aplicativo. Assim, você tem ao alcance um ambiente seguro e fácil de manusear para guardar tudo aquilo que seja importante para executar um trabalho, por exemplo.

6. Pomodoro e [email protected]

A procrastinação é uma palavra que tem viralizado entre os freelancers que costumam deixar as tarefas para depois. Assim, um aplicativo como o Pomodoro pode reconduzir os profissionais no caminho da produtividade, cuja proposta consiste em um método que exige 25 minutos de atenção ininterrupta no trabalho, seguidos de cinco minutos de descanso. O aplicativo, gratuito, atua como um cronômetro no qual pode-se regular os devidos intervalos.

Já para quem se conhece a ponto de evitar um confronto com o relógio, o [email protected] é uma alternativa musical excelente para quem trabalha com o fone de ouvido, mas perde o foco com os refrãos favoritos. O aplicativo atua com seleções musicais em streaming a partir de métodos da psicologia e neurociência que contribuem no aumento de produtividade. Entre as playlists disponíveis, jazz, canções acústicas, músicas eruditas e até mesmo sons da natureza permitem que o trabalho seja feito com o volume bem alto.

7. ShoeBoxed Business Card Reader

Ampliar a rede de contatos é importante e os cartões de visita estão longe da extinção. Por isso, diante da necessidade de encontrar rapidamente o contato desejado, o ShoeBoxed Business Card Reader age como um porta-cartões virtual, no qual você preenche os dados de cada cliente, fornecedor ou parceiro, e armazena as informações com praticidade e economia de espaço.

8. Trello

Mais um aplicativo que ajuda o freelancer a manter a rotina organizada e estável. O Trello também serve como uma espécie de agenda, na qual se mantém registros dos projetos e respectivos deadlines, tudo isso em uma plataforma intuitiva e fácil de navegar.

9. Instabridge

Nada como uma boa conexão para enviar e receber as produções e manter contato com os parceiros profissionais. E, em dias em que a conexão 4G não contribui com a sua pressa, o Instabridge atua como um Google Maps que rastreia as conexões Wi-Fi ao redor. Fundamental para usar nos dias em que a produtividade pede por um período de trabalho fora de casa.

10. Wunderlist

Embora o horário flexível seja desejado por muitos, é preciso disciplina e preparação para controlar a produção diária. E, nisso, o Wunderlist pode contribuir ativamente a partir de uma interface intuitiva e prática. Gratuito, o aplicativo serve como uma agenda que avisa o usuário sobre suas tarefas, bem como salva os dados na nuvem, garantindo que as informações possam ser acessadas de smartphones ou computadores.

Faça a diferença com seus aplicativos favoritos

Os aplicativos citados são alguns dos mais famosos justamente por contarem com funções que tendem a ser aproveitáveis por profissionais remotos de diversas áreas. Vale se atentar sobre outros produtos que atendam às necessidades específicas do seu segmento de atuação.

Trabalhe com disciplina, organização e determinação, e você verá que a rotina freelancer pode ser, de fato, tudo aquilo que você buscava ao trocar o expediente pelo trabalho remoto.

Você deve ter um app indispensável, não é? Compartilhe com a gente qual não pode faltar para um freelancer de sucesso 😀

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.