Muita gente pergunta sobre como ser um profissional da Comunidade Contentools, então vamos explicar certinho aqui! Antes de continuar, é importante fazer a apresentação da Contentools e a oportunidade que estamos oferecendo.

Quem somos?

A Contentools é uma Startup com Matriz em Florianópolis, cidade que é um polo de tecnologia. Estamos muito bem acompanhados no nosso segmento e com várias parcerias super estratégicas, o que nos garante um crescimento exponencial a cada mês. Além disso, temos clientes em vários países, como Estados Unidos, México, Africa do Sul, Alemanha. E é claro que queremos nossos profissionais crescendo junto conosco.

Para conhecer mais sobre nós acesse aqui.

Qual a nossa solução para os clientes?

Nós temos um software que tem como função automatizar e facilitar todas as etapas da gestão de produção de conteúdo. Desde estratégia, brainstorm de idéias, produção, distribuição até a análise dos resultados que cada conteúdo está alcançando. No nosso software temos a nossa Comunidade Contentools com profissionais especialistas e dedicados.

Além disso, também temos consultorias para auxiliar os clientes que precisam a desenvolver e aplicar melhor toda a estratégia de marketing digital, iniciando com o planejamento, distribuição dos conteúdos e análise de resultados.

Sobre a Comunidade Contentools

Na plataforma temos uma Comunidade de profissionais, independentes e que entregam alta qualidade de diversas áreas para ajudar o cliente a atingir o resultado esperado em sua aplicação do Inbound Marketing. Esses profissionais hoje são: Redatores, Editores, Tradutores, Designers, Gerentes de Conteúdo, Social media e Videomakers.

Os profissionais da Comunidade trabalham como freelancers. Cada profissional tem o seu perfil com apresentação de portfólio e informações que ficam disponíveis para toda a base de clientes da Contentools. O cliente faz a seleção, avalia o perfil e caso se interesse, entra em contato com o profissional para alinhar informações e convidá-lo para compor o time de conteúdo.

Relacionamento entre cliente e profissional

O relacionamento é livre e direto. Nós acreditamos que o contato entre as partes ajuda muito no alcance das expectativas e resultados de ambos os lados. Nós queremos fortalecer parcerias, criar laços e aproximar clientes e profissionais.

Valorizamos o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de cada conteúdo. Por isso, temos uma tabela de valores estipulada previamente e entregue para os clientes e profissionais. Orientamos a todos os clientes sobre o valor mínimo e que nenhum conteúdo deve ser pago por menos do que o estabelecido na tabela. Também orientamos os profissionais a cobrarem dentro desse limite pré-estabelecido. Isso garante segurança e previsão de orçamento para os dois, facilitando a comunicação e valorização do conteúdo.

O pagamento de todos os tipos de conteúdo é feito diretamente do cliente ao profissional. Orientamos que haja um contrato entre profissional e cliente com as informações sobre:

  • Tipos de conteúdos que serão produzidos;
  • Frequência mensal de conteúdos;
  • Tamanho dos conteúdos;
  • Valores de cada conteúdo;
  • Segmento de cada conteúdo;
  • Nível técnico de cada conteúdo;
  • Demais informações que ambos considerarem importantes.

Pré-requisitos para ser um profissional da Comunidade Contentools

Estamos em busca de novos talentos para essa Comunidade constantemente! Profissionais independentes Freelancer, dedicados e responsáveis, acostumados com prazos e a rotina de trabalhar remotamente.

Alguns requisitos são fundamentais para termos você em nossa equipe. E eles são:

  • URL do LinkedIn:
    Com isso o cliente pode conhecer mais sobre o seu perfil profissional e visualizar todas as suas experiências. Um perfil atualizado e completo ajuda na decisão de qual profissional se adapta melhor ao perfil do cliente;
  • Certificação de Inbound Marketing:
    Nossos profissionais são conhecedores profundos de Inbound Marketing, entregando assim um conteúdo otimizado e de qualidade ao cliente.
    Indicamos a certificação da Hubspot que pode ser encontrada em Português e Inglês. Online e gratuita;
  • Áreas de atuação (skill tags):
    Áreas que você tem total domínio e gosta de pesquisar e escrever sobre. Especialização e experiência são importantes para embasar as suas tags. Os clientes esperam conteúdos aprofundados e técnicos, por isso é essencial ter total domínio nessas áreas.
  • Amostras de conteúdo: 
    Solicitamos pelo menos 2 amostras de cada área de atuação do profissional. Como buscamos por profissionais especialistas é necessário comprovar o conhecimento em cada tag de habilidade;
  • CNPJ (MEI ou Simples):
    Trabalhamos com profissionais formalizados e existem inúmeros benefícios para o profissional ao se formalizar como MEI 🙂

Cumprindo todos os requisitos necessários entre no nosso site e se cadastre na área de Profissionais de Conteúdo, assim daremos início oficialmente ao seu processo seletivo conosco.

Como funciona o Processo Seletivo

O processo seletivo é composto por 5 etapas:

1) Avaliação da documentação e perfil do candidato:
Após nos mandar suas amostras de conteúdo, certificados e demais documentos iremos analisar o seu perfil, suas experiências profissionais e especializações.

2) Análise de fit com a Contentools:
Nós temos um objetivo: “Diariamente, tocar cada pessoa no Globo por um conteúdo produzido via plataforma Contentools”. Para isso, queremos profissionais engajados com a nossa empresa. Queremos crescer junto com cada um deles e queremos entregar conteúdos ricos e de qualidade aos leitores. Se você se identifica com isso e quer fazer isso acontecer, chega mais!

3) Conteúdo teste:
O objetivo desse teste é que o profissional consiga passar por todas as etapas da produção de um conteúdo, desde a ideia e desenvolvimento do briefing, aprovação ou pedido de revisão do mesmo, produção do conteúdo, pedidos de revisão e posterior aprovação. Isso tudo pela plataforma Contentools para que ele também consiga entender qual o funcionamento dela.Além disso, o conteúdo que nós e nossos clientes buscam é sempre autêntico e inovador. Para isso, ninguém melhor do que o próprio profissional para falar sobre como a sua área de atuação e o Inbound Marketing se correlacionam, benefícios e vantagens.
Nessa etapa também é avaliada a otimização, qualidade e aprofundamento do conteúdo. Aqui vale usar bastante a criatividade e seu conhecimento do segmento 😀

4) Entrevista com o candidato
Acreditamos que essa relação é uma parceria mútua. Portanto, nessa etapa da entrevista nós abordamos possíveis dúvidas do nosso lado e também tiramos toda e qualquer dúvida do profissional. Além de validar todas as informações passadas anteriormente.

5) Preenchimento do perfil do profissional e liberação na plataforma
O profissional precisa preencher o seu perfil da forma mais completa possível. Por isso, disponibilizamos um padrão e assim que o profissional preenche nós validamos e liberamos o perfil na plataforma para todos os clientes.Passadas essas etapas nós também auxiliamos com treinamentos constantes, conteúdos ricos no nosso blog e que abordam oportunidades de melhoria aplicada na rotina de um profissional freelancer. Tudo isso nos garante que esse processo faça sentido para a Comunidade Contentools e nos proporciona crescer em parceria com os profissionais.

Ficou interessado? Teremos o maior prazer em realizar esse processo e ter você na nossa base. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição 🙂

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