A vida da gente é cheia de surpresas, não é mesmo? Muitas vezes, em nossa caminhada, nos deparamos com situações que parecem não ter solução. Mas, calma aí que tem sim! O trabalho freelancer pode ser a chave, a luz no fim do túnel que mostrará um novo caminho a você, que assim como eu, se sentiu perdido um dia.

Meu nome é Serrana Tuayar Levone Filetti, mas você pode me chamar de Serrana Filetti, como sou conhecida nas redes sociais e no ambiente profissional. Sou jornalista graduada e pós-graduada em Gestão em Assessoria de Comunicação. Atualmente, sou microempreendedora individual – tenho um pequeno empreendimento de produção de conteúdo e assessoria de imprensa – e trabalho como redatora freelancer na Contentools Brasil.

E é sobre o trabalho de redatora que venho falar. Quer saber como é trabalhar como produtor de conteúdo freelancer na primeira empresa de marketing de conteúdo do Brasil? Então, se liga neste post!

Quando conheci a Contentools?

Antes de contar minha história de amor com a Contentools (sim, pois tenho um verdadeiro caso de amor com essa empresa) vou falar um pouco sobre minha trajetória como jornalista. Graduei em 2002, pela Faculdade de Filosofia de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. De lá para cá, trabalhei como assessora de imprensa em prefeituras e empresas, também fui repórter e atuei em dois jornais diários.

No entanto, fui surpreendida pelo desemprego em 2014. Sabe aquela crise que afetou os trabalhadores do nosso país e em que milhares de pessoas ficaram desempregadas? Então, fui uma dessas pessoas. Mas, o nosso assunto não é esse, não é verdade?marketing de conteúdo: a oportunidade de serrana filetti como redatora da Comunidade Contentools

Sou capixaba, nascida em Guaçuí (interior do Estado), adoro minha terra natal, e por ser casada, ter minha vida organizada e meu pai aqui, não pensava em hipótese nenhuma mudar de cidade. Foi aí que resolvi refletir sobre o que fazer para voltar ao mercado de trabalho. Comecei então a pesquisar na Internet. A princípio, conheci o home office e descobri que dava para trabalhar da minha casa para qualquer lugar que quisesse. Depois disso, conheci o trabalho de produtor de conteúdo freelancer.

Na verdade, em jornalismo fazemos muitos freelas, mas eu ainda não tinha pensado que dava para fazer a mesma coisa sem exercer a profissão de jornalista, e foi então que conheci o marketing de conteúdo. Pesquisei muito e encontrei o blog Vivendo de Freela. Lá, vi um post que falava sobre plataformas digitais e trazia outras dicas para profissionais que gostariam de ser freelancers.

Nesse post, conheci  a Contentools. Li tudo com muita atenção e cliquei no link para conhecer a empresa. Comecei a estudar sobre o assunto e foi então que vi, que bem ali, tinha a oportunidade de que precisava. Não ia trabalhar como jornalista (apurando matérias), mas como produtora de conteúdo.

Por que decidi ser uma profissional da Contentools?

Essa é uma pergunta fácil de responder. A princípio, porque vi que a Contentools era uma empresa séria e que daria a liberdade de trabalhar da minha cidade. Além disso, pesquisando sobre a empresa, vi que atendia clientes de peso – e quem é que não tem vontade de ver seu nome junto as grandes empresas do Brasil e do mundo, não é mesmo?

marketing de conteúdo: serrana filetti grandes empresas do brasil e do mundo Comunidade Contentools

E por último, porque vi que na Contentools, meu trabalho seria realmente valorizado. Além de contar com uma equipe especial de profissionais que me auxiliam, tenho uma tabela de preços justa, que realmente valoriza a minha produção.

Como foi o processo para ser freelancer da empresa?

Entretanto, o processo para entrar na empresa não foi muito fácil (pelo menos pra mim). Tive muita dificuldade para tirar a certificação Inbound Marketing, da HubSpot Academy. Devido a um problema na coluna, não conseguia assistir as aulas que são legendadas, e copiá-las. Passei um bom tempo tentando passar no curso até que consegui. Além de ter que apresentar o certificado, precisei mostrar meu portfólio e passar por uma entrevista via Skype.

Confesso que nessa época, uma amiga já estava na Contentools e vivia falando dos clientes, dos projetos, da “graninha” que tinha tirado naquele mês e eu morria de inveja. Mas calma, amiga! Era uma inveja boa, tá?

Ai, Deus, fiquei doida para saber o resultado da entrevista e quando recebi a resposta de que havia sido aceita, simplesmente chorei de alegria! Pensei comigo: meu Deus, vou conseguir empreender como eu quero e ser dona do meu nariz!

Como é meu dia a dia como profissional da Contentools?

Após ter sido aceita, era hora de torcer para ser encontrada pelos clientes. E aí, de um a um eles foram chegando e me convidando para participar dos projetos.

Desde os primeiros clientes, todos os dias pela manhã acesso meu e-mail para ver se tem algo novo. Na segunda-feira, aproveito para organizar a semana. Fico de olho nas tarefas mais urgentes. Sim, porque como freelancer você deve prestar atenção nesses detalhes. Entregar o texto no prazo é mostrar ao cliente o quanto você é responsável com o trabalho.

marketing de conteúdo: serrana filetti prestar atenção nos detalhes

Depois de checar os e-mails, começo a produzir. Geralmente, dependendo do que tenho para fazer, produzo dois textos pela manhã e um a tarde. Já aconteceu de produzir 5 blogposts e um e-book num único dia. Isso depende muito da quantidade de trabalho. Atualmente, tenho 9 clientes via Contentools. Desses, em uma única agência estou incluída em três projetos e em outra, em dois times de conteúdo.

É muito bom trabalhar como freelancer. Você aprende muito! Para produzir, é preciso estudar a estratégia de marketing do cliente, a pauta e o conteúdo. Afinal, não dá para escrever sobre automobilismo, por exemplo, se você não tem noção do que se trata a área, não é mesmo?

Como é trabalhar com a plataforma?

A plataforma Contentools é muito fácil de utilizar. Por lá eu posso manter minha rotina organizada. Faz parte da minha rotina, por exemplo:

  • Sugerir e analisar ideias sugeridas;
  • Ver como anda toda a produção;
  • Checar as tarefas para fazer;
  • Notar os trabalhos atrasados;
  • Analisar as solicitações de alterações nos conteúdos.

Além disso, consigo contato com o cliente e com o analista de marketing da tarefa. Ou seja, a plataforma facilita muito a minha vida, pois me ajuda a me organizar para atender bem a todos os clientes.

Como minha vida mudou com a Contentools?

Confesso que nunca fui tão feliz na área da comunicação como agora. A minha vida mudou para valer depois da Contentools. Trabalho muito, mas a nossa recompensa está no reconhecimento dos profissionais da área de marketing digital, dos clientes e também no financeiro.

marketing de conteúdo: produtor de conteúdo freelancer

Hoje, além de fazer meu horário e ter a possibilidade de ganhar mais na área da comunicação, tenho um trabalho que me faz sentir profissionalmente realizada. Aprendo todos os dias com essa galera linda e com os outros colegas redatores também. É uma empresa fantástica e que abre realmente as portas para quem deseja se aventurar como produtor de conteúdo freelancer.

E o que planejo para o futuro?

Bem, essa é a pergunta que os profissionais da Contentools me fizeram. Confesso que minha meta para 2018 é aumentar o número de clientes via Contentools. Então, “povo”, manda jobs pra “nois”!

Gosto de ser redatora de conteúdo e quero continuar nessa função. Tenho uma microempresa e meu maior objetivo é produzir conteúdo para agências de marketing digital de forma constante. Quero, em breve, poder possibilitar a outras pessoas a oportunidade de trabalhar como produtoras de conteúdo.

Então, se você deseja ser um redator freelancer, não perca tempo! Acesse o site da Contentools e se inscreva como profissional de conteúdo!  Garanto que você não vai se arrepender!

Gostou deste conteúdo? Tem algum amigo que quer ser produtor de conteúdo freelancer, mas não sabe por onde começar? Compartilhe com ele este post!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.